segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ACRE: SEBASTIÃO VIANA DÁ “PUXÃO DE ORELHA” EM DEPUTADOS REBELDES E DIZ QUE SEU VICE SERÁ “ALGUÉM COM ABSOLUTA IDENTIDADE COM O PROJETO”



Antes da votação da peça orçamentária, ocorrida na semana passada, um grupo de deputados de oposição e da base chegou a colocar em jogo a votação do Orçamento do Estado para 2014, caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Luiz Tchê (PDT), que torna impositivo o pagamento das emendas parlamentares não fosse votada. A PEC não entrou em pauta e de quebra os deputados ainda levaram um puxão de orelha do governador do Acre, Sebastião Viana.
Foi em entrevista na manhã desta segunda-feira, no programa Cidade 05 (TV05 Band), apresentado pelo jornalista Washington Aquino. Sebastião chegou a ironizar Tchê, que ameaçou levar um vestido a Assembleia para dar de presente para o deputado que votasse contra sua Proposta de Emenda à Constituição. Sebastião Viana lembrou que o papel de um deputado não é executar e sim legislar e fiscalizar.
“Essa briga de anágua, de vestido, eu não vou me meter nela. Eu tenho gratidão a todos os deputados que tratam com respeito o governo e que procuram defender o interesse público. Tudo que eu pedi para os deputados, eles defenderam e votaram com o governo. Todo o trabalho eu divido com essa base política séria e responsável. Agora emenda positiva não é saudável. O deputado não é pra pegar o dinheiro e administrar o dinheiro. Isso não é papel dele. Isso coisa de governo, da prefeitura, da presidência da República. O deputado é pra administrar no máximo financeiramente a gestão interna do seu Poder Legislativo. O deputado é pra legislar, pra fiscalizar, pra promover um debate, pra chamar a sociedade pra refletir, participar o ativismo social e é com isso que ele cresce. Na hora que o deputado achar que com uma emenda de R$ 100 mil, de R$ 200 mil vai ganhar algum voto, não vai! O governo tem um orçamento de R$ 5 bilhões e eu não procuro ter voto em cima de uma ação ou outra. Eu procuro ser responsável para que o dinheiro chegue bem na comunidade. Ai daquele parlamento que quer se fazer presente na relação com a sociedade achando que é uma emenda que vai eleger o parlamentar pra fazer um pedaço de rua, uma praça, uma quadra de esporte, isso aí não é o papel do parlamento em nenhuma democracia do mundo. Quem ta indo nesse caminho ta errando grosseiramente numa visão de Estado, numa visão de desenvolvimento e numa visão política e de ética. Quando ele quiser fazer política de execução, ele tem que ser eleito ao Executivo. Ele pode fiscalizar, ele pode legislar, ele pode acompanhar. É essa a relação da democracia. Agora o dinheiro que o governo tem, ele passa pelo parlamento. Eu tenho muito orgulho dos deputados da base e que ajudam o governo. Não tem um caso de pessoas desleais e desonestas na relação com o governo, da base desse governo graças a Deus”, completou.

Fonte:ac24horas
Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário