quinta-feira, 31 de julho de 2014

MAÇONARIA DE LUTO: MORRE GRÃO-MESTRE MAÇÔNICO FRANCISCO DE SOUSA CHAVES

“Querido Irmão Francisco de Sousa Chaves, que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, possa te guardar no Oriente Eterno sob os mais belos adornos de beleza e fraternidade. Que Tua ausência do mundo terreno seja lembrada pelo exemplo e dedicação que depositaste durante toda tua vida para o trabalho de adorno da maçonaria. Que nossos Irmãos possam compreender o tamanho da ausência que farás entre nós! Descanse em PAZ”!
Morreu em Fortaleza, na manhã de hoje, 31, o venerável mestre da maçonaria acreana, Francisco de Sousa Chaves. Ele tratava de um quadro crônico de hepatite e aguardava na fila de transplante.
Atualmente Chico Chaves, como era conhecido, ocupava o cargo de Grão-Mestre da Loja Igualdade Acreana Nº 2. Seu mandato se encerraria somente em março de 2015. Com sua morte assume o posto o Grão-Mestre Mário Santim.
O corpo de Francisco de Sousa Chaves será transladado para Rio Branco em voo comercial e chegará a capital por volta do meio dia desta sexta-feira. O velório acontecerá na Loja Maçônica Igualdade Acreana.
Em nota divulgada ainda pela manhã, o governador do Estado do Acre, Sebastião Viana, lamentou profundamente e disse se que solidariza com a família e a irmandade maçônica acreana pelo falecimento de Francisco de Sousa Chaves.
Em nosso município, no dia 09 de Junho de 2012, esteve presente o auto escalão da MUI RESPEITOSA GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO ACRE – GLEAC, representada pelo seu Sereníssimo Grão Mestre o Poderoso Irmão Francisco Chaves, com o intuito de regularizar os maçons de Jordão que até a presente data pertenciam a uma Ordem Maçônica não reconhecida pelos poderes maçônicos Brasileiros. Chico Chaves foi o idealizador do Projeto Regular Maçônico em nosso município e elevou consideravelmente a qualidade da vida espiritual de cada irmão.
COMUNICADO DA GRANDE LOJA
A Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Acre comunica com imenso pesar, às sociedades maçônica e civil, que ocorreu, na data de hoje (31 de julho de 2014), o falecimento de nosso amado Sereníssimo Grão-Mestre, Francisco de Sousa de Chaves, no Oriente de Fortaleza – CE.
O Grão-Mestre estava naquela cidade para tratamento de complicações causadas pela Hepatite C e ser submetido a um transplante de fígado, mas não resistiu à gravidade da doença.
Nosso querido irmão Chico Chaves tinha 61 anos, era funcionário de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Acre, onde assessorava seu atual presidente. Deixa esposa, cunhada Telma Chaves, dois filhos, Idelson e João Paulo, duas netas, Giulia e Giovana, e milhares de irmãos espalhados pelo Universo.
Iniciou na Maçonaria em 23 de agosto de 1980. Foi Venerável Mestre da Loja Igualdade Acreana n.º 02 e Grande Inspetor Litúrgico do Grau 33 para o Estado do Acre. Assumiu o Grão-Mestrado da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre há mais de dois anos, aonde vinha realizando um trabalho de união entre os irmãos da Jurisdição, reconhecido e respeitado em nível nacional. Foi um dos idealizadores da realização da XLI Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, em nosso Estado, em 2012, evento que ficou marcado como um dos melhores da história das Assembleias, devido a dedicação de todos os irmãos da Jurisdição.
Fica decretado o Luto Oficial Maçônico de 21 (vinte e um) dias, com suspensão dos trabalhos por nove dias em todas as Lojas Jurisdicionadas da GLEAC.
Estão sendo tomadas as providências para o translado do corpo para o Oriente de Rio Branco. Após a chegada do mesmo, serão realizadas as cerimônias e honrarias das quais nosso Sereníssimo é merecedor.
A Grande Loja Maçônica do Estado do Acre transmite aos familiares e amigos de nosso irmão os mais sinceros pêsames e, neste momento, roga ao Grande Arquiteto do Universo que Ele lhes forneça força e consolo.
Grande Loja Maçônica do Estado do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário