sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

TARAUACÁ: RIO TARAUACÁ ULTRAPASSA COTA DE ALERTA E DEFESA CIVIL FICA APREENSIVA PARA POSSÍVEL TRANSBORDAMENTO

Nível do rio atingiu 9,35 metros; cota de alerta é de 8,50 metros. Chuvas devem continuar até o final do mês, diz meteorologista.
As chuvas cada vez mais frequentes em todo o estado no Acre nos últimos dias têm contribuído para o aumento dos níveis dos rios. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o rio Tarauacá, que banha a cidade acreana de mesmo nome, ultrapassou a cota de alerta, nesta sexta-feira (10), e começa a causar preocupação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no estado, coronel Carlos Gundim, o rio Tarauacá está até o momento com 9,35 metros. A cota de alerta para esse rio é de 8,50 metros. "Faltam apenas 15 centímetros para alcançar a cota de transbordamento que é de 9,50 metros. A partir daí muitas famílias já ficam desabrigadas lá e nossa preocupação é grande", conta.
Gundim explica que como a calha do rio Tarauacá é muito rasa enchentes costumam acontecer na região até três vezes ao ano. Para tentar amenizar os efeitos de uma eventual enchente, o coronel diz que a Defesa Civil no local já possui um plano de contingência.

"Estamos de prontidão, ainda nenhum família foi removida de sua residência, mas quando acontecer serão levadas para  escolas do município, que são os principais abrigos. Temos ainda barcos e efetivo", enfatiza.

Se a situação em Tarauacá preocupa, por enquanto, o mesmo não pode ser dito dos demais 21 municípios acreanos, onde mesmo com as chuvas e o aumento no nível dos rios a situação ainda considerada normal. "Está tudo dentro da normalidade, apesar da forte chuva que caiu, o lugar que mais encheu foi Rio Branco", diz.

Previsão é de mais chuvas
Segundo o meteorologista Davi Friale, a previsão é que mais chuvas intensas aconteçam em todo o estado do Acre pelo menos até a próxima terça-feira (14). "Inclusive em Brasiléia e as regiões central e oeste do estado estão mais propícias a ter chuvas", explica.

Friale explica que pelo menos até o final de janeiro as chuvas predominarão no Acre. "Até o fim do mês, no mínimo a cada três dias, dois serão com chuva em média. Essa é a média do estado", ressalta.

“Em Jordão, o Rio Tarauacá também está bem acima da sua  normalidade, oque preocupa ainda, mais a população de Tarauacá, já que a cidade recebe diretamente água desse Rio.”


Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário