quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ACRE POLÍTICA: POR PCdoB, TIÃO VIANA MANTERÁ PT DE FORA DA DISPUTA PELO SENADO


O senador Aníbal Diniz (PT) iniciou nesta quinta-feira périplo pelo interior do Acre em busca de apoio para manter sua candidatura ao Senado dentro da Frente Popular com algum fôlego. O primeiro destino foi o Alto Acre. Acompanhado das lideranças petistas, Aníbal corre contra o tempo para ver se cresce nas pesquisas de intenção de voto até março. O prazo dado pelo Palácio Rio Branco é exíguo.
A leitura feita dentro de setores do PT e do governo é de que, mesmo Aníbal Diniz contabilizando alguns pontos na preferência do eleitor, a tendência do governador Tião Viana (PT) continuará a de ter Perpétua Almeida (PCdoB) como seu nome ao Senado, A razão é simples: PT e PCdoB mantêm uma relação de tolerância, a disputa pela prefeitura de Rio Branco deixou feridas em ambos os lados, e qualquer gesto brusco para rifar Perpétua causaria um tremendo turbilhão. 
Os comunistas cederam aos petistas em 2012, e agora está na hora da retribuição. Para Tião Viana, não contar com a militância do PCdoB em sua campanha de reeleição será o mesmo que entregar a cadeira à oposição. Tião Viana precisa do PCdoB e vice-versa. Os comunistas já declararam: não há a mínima possibilidade de recuo na candidatura ao Senado, mesmo tendo como compensação a vaga de vice.
Tirar o PCdoB da disputa majoritária é o mesmo que decretar o rompimento do partido com a Frente Popular. Nestes quase 30 anos de bloco, PT e PCdoB são o sustentáculo da FPA. Ter os “camaradas” fora é caminhar para o precipício. O que está em jogo não é apenas a eleição do Senado, mas a própria reeleição de Tião Viana – uma coisa puxa a outra. Ter a máquina do governo na mão ajuda, é verdade, mas nem sempre ela determina o resultado do jogo.
À sombra e apagado
A avaliação feita é a de que Aníbal Diniz (PT) errou na estratégia para viabilizar sua candidatura nos últimos três anos. Para aumentar a simpatia entre os eleitores, Aníbal procurou ficar colado à imagem de Jorge Viana (PT). O problema é que qualquer político ao lado de Jorge fica ofuscado, pois todas as atenções se voltam ao ex-governador.
Dever de casa
Em meio a todos estes impasses, petistas avaliam que o governador Tião Viana tem dado uma lição de democracia no processo pré-eleitoral de 2014. Ele tem deixado todas as lideranças livres para o debate, permite trânsito dos dirigentes partidários, com a fórmula perfeita deixada para Março. Outra prova do viés democrático de Tião Viana foi a eleição interna do PT em 2013, quando as minorias tiveram oportunidade de ter candidatura.
Fonte: Fábio Pontes, da editoria de política, ac24horas

Um comentário:

  1. bom dia meu amigo estive dado uma linda em seu blog gostei muito eu também tenho um da para você colocar meu blog na sua lista do seu blog que eu vou colocar seu no meu bom dia obrigado.http://lucianopatriciotk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir