quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

TARAUACÁ: PREFEITO RODRIGO DAMASCENO EM UNIDADE MÓVEL FLUVIAL LEVA ATENDIMENTO MÉDICO/ODONTOLÓGICO A MAIS DE 7 SETE MIL RIBEIRINHOS

Os atendimentos fazem parte do cronograma da Unidade Móvel Fluvial que percorreu o Alto Rio Tarauacá no período de 13 a 27 de Janeiro, do corrente ano, esta ação foi realizada pela Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado. A Unidade Móvel Fluvial levou atendimento médico/odontológico e prestação de serviços como emissão de carteiras de trabalho, alistamento militar, cabeleireiro e cadastramento do Bolsa Família.
Durante toda a terça-feira, 21, a equipe da Unidade Móvel Fluvial, acompanhada do prefeito Rodrigo Damasceno e outras lideranças realizou os atendimentos de saúde e cidadania, para os indígenas da aldeia Água Viva, tendo como referência um fato inédito, pois às vezes que as administrações passadas realizavam ações como estas, sempre excluíam os povos indígenas e, hoje pela a primeira vez em toda a história de Tarauacá, o governo municipal demonstrou o respeito e a solidariedade aos indígenas, sendo muito agraciado pelo os moradores e superando as expectativas.
Na Aldeia Água Viva, moram cerca de 300 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio. Fazem parte da equipe quatro médicos, uma enfermeira, dois cadastradores do Bolsa Família, dois dentistas, dois cabeleireiros, duas Técnicas em Enfermagem, uma pessoa na emissão de Título Eleitoral, duas pessoas emitindo Carteira de Trabalho, uma na Farmácia e o pessoal de apoio. No final de cada consulta os pacientes receberam inclusive prescrição médica e puderam pegar os medicamentos na farmácia instalada em uma das salas da Unidade Móvel. Dessa forma, a Ação Prefeitura na Comunidade vai se fortalecendo e conquistando a confiança da população, porquanto complementa um serviço que já é de qualidade.
O prefeito Rodrigo Damasceno explicou que a prefeitura tem ações que se dá em todos os segmentos com a mesma intensidade e qualidade, não existe separação entre o que é zona rural e o que é zona urbana, salientando que não são obras que se leva para o Alto Tarauacá, mas sim o que há de melhor também oferecido na cidade. Quanto a parceria com o governo do Estado disse que durante 3 anos não realizavam este trabalho nas comunidades rurais e, hoje graças a parceria com o governo Estadual e Federal está rompendo esta resistência e, agora está sendo vivenciado um novo tempo e muitas outras ações acontecerão com o apoio estadual, a exemplo disso, o Programa Mais Médicos que hoje estão atendendo com quatro médicos a população ribeirinha. “A população na zona urbana não está sem assistência, o trabalho está sendo feito também nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive no período noturno, o barco vem para aumentar a capacidade de serviços oferecidos, inclusive prestando assistência social e ainda mais dignidade”, explicou.
“É a primeira edição do Programa – A prefeitura nas Comunidades  - com um barco hospitalar percorrendo a população do Alto Rio Tarauacá, onde toda a equipe da secretaria municipal de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros e funcionários, realizam suas ações e traz atendimentos aos que precisam de atenção na área de saúde. Quero agradecer a todos e ressaltar que esta ação que traz Saúde, Educação, Esporte e Ação Social é uma prova do comprometimento do governo municipal com os povos indígenas e toda a população ribeirinha do nosso município”, disse o secretário de saúde, Carlos Tadeu.
No período da tarde a Prefeitura de Tarauacá, realizou a semifinal do campeonato de Futebol na Aldeia Indígena Água Viva. Depois de várias rodadas e exatamente seis cinco meses de confronto, os times Cocameira, Povo Junto e Água Viva confrontam-se para decidir que irá para a grande final.
Organizado pela prefeitura o campeonato se somou a comunidade e a Associação da Água Viva que fizeram questão de agradecer pela a realização do campeonato de Futebol. “Temos que promover a alegria, o esporte e principalmente, a união dos brancos com os índios a esta comunidade. Queremos ainda, dar o suporte que podemos para que a comunidade realize atividades esportivas. Esperamos fazer muito mais pelo nosso povo da zona rural que eu conheço de perto o sofrimento e as necessidades que eles passam”, destacou o prefeito Rodrigo, em seguida, aproveitou para jogar um futebol com toda a equipe indígena.
Mais informações, ac24horas.
Postado por Tom Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário