terça-feira, 8 de abril de 2014

8 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

O dia 8 de abril é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Acre, a referência em combate e tratamento do câncer é o Hospital do Câncer, unidade do complexo Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. A médica oncologista Nara Andrade esclarece sobre o que é a doença, como ela se manifesta, a prevenção e o tratamento.
O que é o câncer?
Câncer é uma alteração da célula normal do corpo, ou seja, a célula passa a utilizar certos mecanismos que não são normais. Como, por exemplo, a célula tem que morrer a cada 24 horas, no entanto, morre em 36 horas – essa mudança pode originar o câncer.
Sintomas
Depende da localização de onde está o câncer para o paciente sentir os sintomas. Por exemplo, no câncer de mama, o primeiro sintoma é o nódulo no seio. Não existe um sintoma geral para todos os tipos de câncer.
Fatores que originam o câncer
Uso de cigarros, excesso de gordura, dieta que não é bem feita, fator ambiental e outros associados a alterações nos cromossomos dão origem ao câncer.
O método mais eficaz de prevenção é estar em dia com exames de rotina.
Segundo a oncologista Nara Andrade, o câncer de colo de útero é mais comum na região Norte do que em outras partes do país. “A iniciação da vida sexual muito cedo, vários tipos de parceiros e por não ter o hábito de realizar o exame preventivo de forma adequada são fatores que contribuem para o maior índice de da doença aqui na região”, esclarece.
“Os resultados que temos aqui no Hospital do Câncer é diferente do que em outras regiões, talvez seja porque temos um centro só de referência, portanto, a pessoa chega ao hospital e já é encaminhada para o médico, realiza os exames e começa o tratamento. Assim, não precisa ir a vários lugares para combater a doença”, relata.
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de Abril, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a direção do Hospital do Câncer realizaram, na manhã desta terça-feira, 8, uma palestra na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O objetivo foi informar aos funcionários públicos e à população do estado sobre a doença e seus principais fatores de risco.
A oncologista Lyvia Bessa expôs as principais causas, fatores de risco e métodos preventivos relacionados à doença, que já é a segunda maior causa de morte entre os brasileiros. “Pesquisas demonstram que, em até 10 anos, o câncer será a primeira maior causa de morte no mundo, pois está associado ao sedentarismo, má alimentação, tabagismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, enfim, a um estilo de vida desordenado que impera na sociedade atual”, explica.
Ainda de acordo com Lyvia, o objetivo da palestra foi demonstrar que a mudança de hábitos pode ser um fator de prevenção essencial para a doença. “A prática de exercícios físicos, uma boa alimentação a base de frutas, verduras e legumes, parar de fumar e beber, tudo isso contribui para que a chance de adquirir a doença diminua bastante”, alertou.
Para a diretora da Escola do Legislativo da Aleac, Núcia Fernandes, é fundamental levar esclarecimentos sobre o câncer à população. “Nós temos colegas de trabalho que morreram em virtude da doença e outros que estão em tratamento. Então, é uma oportunidade de promover o enfrentamento dessa enfermidade, que é um problema social”, relatou.

Com informações da Agência de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário