sábado, 27 de dezembro de 2014

MESMO COM SISTEMA DE BANDEIRAS, ELETROBRÁS DISTRIBUIÇÃO ACRE,GARANTE REDUÇÃO NO PREÇO DA TARIFA DE 8% EM JANEIRO

Com a fixação do sistema de bandeiras tarifárias pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a partir de janeiro de 2015, em quase todo o país, a redução de 15,93% nas contas de luz no Acre, anunciada no final de novembro, deverá ser até 8% menor no mês de janeiro, de acordo com a Eletrobras Distribuição Acre.
No dia 25 de novembro, a Aneel determinou a redução nas tarifas de energia. Essa redução deveria ser sentida pelos mais de 230 mil consumidores acreanos nas tarifas a serem pagas em janeiro. No entanto, nesta sexta-feira (26), a Agência informou que fixou a bandeira tarifária de cor vermelha para os consumidores de todos os estados do país, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima, que não fazem parte ainda do sistema nacional de energia elétrica.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras com as cores verde, amarela e vermelha, passará a indicar os custos para geração de energia ao consumidor, como um "semáforo". Todos os meses a agência indicará a bandeira em vigor para as tarifas do mês seguinte.
A bandeira verde significa "custos baixos" para gerar a energia e nenhum acréscimo na tarifa.
A bandeira amarela, por sua vez, indica um sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando e a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos.

Já a bandeira vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração, como, por exemplo, o acionamento de grande quantidade de termelétricas para gerar energia, que é uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas. Nesse caso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 KWh consumidos.


De acordo com o presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Joaquim Rolim, apesar da notícia, os consumidores no estado ainda deverão ter uma tarifa até 8% menor que em relação ao mês de dezembro.  "Como houve a redução de 15,9%, o consumidor ainda vai ficar no mês de janeiro com uma fatura 8% menor", garante.

Ele explica que o novo sistema refletirá o custo do sistema mês a mês. "Se o custo de produção estiver maior, a energia irá custar mais, caso contrário volta para o patamar anterior", explica. A divulgação das bandeiras tarifárias para o período de fevereiro está prevista para o dia 30 de janeiro.

“Agora imagino e penso: Será que a redução acompanhará o aumento? Em Jordão, o Sistema  de Geração de Energia Elétrica é TERCEIRIZADO, só funciona à Óleo Diesel, somente 3 (três a quatro meses) de rio favorável ao transporte do combustível! Neste período de chuvas que iniciou-se em meados de Outubro, existem boatos de pessoas ligadas ao sistema local, que a quantidade de díesel existente é mínima e pode acabar a qualquer momento caso não chegue uma grande quantidade ou a  LICITADA! Já aconteceu de vir combustível de avião, se isso vier a ocorrer novamente, os custos serão repassados ao consumidor? Fica a dúvida! POR ISSO, EM SE FALANDO DE REDUÇÃO,SÓ ACREDITO VENDO!!!” – Tom Sérgio.
Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário