segunda-feira, 19 de maio de 2014

ENAFRON: COMBATE AO NARCOTRÁFICO

De acordo com o jornal boliviano La Razon, os traficantes de cocaína na fronteira estão usando um novo método para traficar drogas na região Amazônia do Brasil. De acordo com a reportagem, a cocaína é envolvida em capsulas no formato de tijolos, fita adesiva, papelão e vários sacos de lixo.  Com esse novo sistema, os narcotraficantes não precisam mais pousar aviões em regiões monitoradas pela Policia Federal no Brasil.  A carga é jogada de grandes altitudes e não se espatifam no chão, deixando a droga intacta.
Segundo a Força Especial contra o Narcotráfico na Bolívia ( FELCN ), boa parte do que é jogado “como se fosse uma bomba” na Amazônia, é jogado muitas vezes em rios, onde sempre tem um receptador no aguardo. O método vem sendo utilizado nos Departamentos de Beni, Pando e Santa Cruz.
Para realizar este crime, os traficantes usam rádios para transmitir mensagens que estão transportando medicamentos e com isso, sobrevoam o espaço aéreo brasileiro e em determinada região arremessam a droga.
Na semana passada, membros da FELCN apreenderam mais de uma tonelada de cocaína que foi jogada de um avião para a cidade de Puerto Siles (Beni) e , em seguida, encontrada pela polícia. Além disso, no Departamento de Pando, perto da fronteira com o Brasil , também foi encontrado 40 quilos de cocaína envolto com as mesmas características.

De acordo com o relatório estatístico do confisco de drogas na Bolívia, a Força Especial de Luta contra o Tráfico de Drogas (FELCN ) , apreendeu neste primeiros 5 meses de 2014 cerca 33,82 toneladas de drogas. Este resultado demonstra que a apreensão da substância ilícita ultrapassou o resultado total de 2013, que atingiu 20 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário