quinta-feira, 1 de maio de 2014

JORDÃO: CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA

Começou nesta Quinta-feira, em todo território federal, a campanha conta a Febre Aftosa de bovinos e bubalinos. Todos os animais devem ser vacinados.
Faça a vacinação de seu gado de forma correta e nas datas previstas . E não se esqueça de preencher a declaração de Vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas. No Acre, nos municípios que compõem a fronteira com a Bolívia, devem ser vacinados todos os bovinos e búfalos semestralmente. 

Antes de vacinar seu rebanho, tome alguns cuidados e siga as instruções abaixo:
  • Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.
  • Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.
  • Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas.
  • A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.
  • Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml.
  • O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.
  • Aplique com calma.
  • Não se esqueça de solicitar a Nota Fiscal para Declaração de Vacinação.
Declaração da vacinação:

A vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos proprietários de bovídeos. Os produtores deverão adquirir a vacina contra a Febre Aftosa e vacinar até o dia 31 de maio. Vacinado o rebanho, a NOTA FISCAL DE COMPRA DA VACINA e a “DECLARAÇÃO DO CRIADOR”, preenchida e assinada, deverão ser entregues no IDAF, até o dia 17 de junho de 2013. NÃO SERÃO RECOLHIDAS DECLARAÇÕES EM LOJAS AGROPECUÁRIAS. É obrigatória a declaração de todo o rebanho da propriedade.


Atenção: Os criadores de bovinos e bubalinos que não imunizarem o rebanho contra a febre aftosa devem regularizar a situação junto ao IDAF/Jordão..

A regularização é efetivada somente após a apresentação da Nota fiscal de compra da vacina no IDAF/JD. Enquanto não vacinar os animais, o produtor não tem permissão para transitar com o rebanho e comercializar os produtos cárneos e lácteos obtidos de sua criação. Aqueles que não comparecerem para regularizar sua situação serão notificados.

A ação é indispensável para a erradicação da doença que compromete a produção agropecuária e tem impactos no comércio de produtos no exterior. A vacinação é OBRIGATÓRIA para bovinos e bubalinos. Ovinos, caprinos e suínos não devem ser vacinados contra febre aftosa.

A doença
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Outros animais também podem contrair a doença, como veados, elefantes, camelos, lhamas e capivaras. Não são afetados cavalos, asnos, mulas e bardotos.

A Transmissão
A doença é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. Mas o vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.
(cruzamento de cavalo e jumenta).

Os sintomas
Os principais sintomas são febre, vesículas e úlceras na boca, patas e nas tetas, perda de apetite, salivação e manqueira. Ocorre também redução da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode haver mortes principalmente em animais jovens ou debilitados.
Suspeita da doença
É obrigatório que o produtor notifique o serviço de defesa agropecuária quando observar esses sintomas em seus animais.

Os impactos econômicos
A disseminação da febre aftosa compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na produção pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior. O surgimento da doença provoca uma série de embargos à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, pois prejudica o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional.
Vacinas e vacinação

Após comprar a vacina contra febre aftosa, o criador deve transportá-la dentro de uma caixa de isopor com gelo suficiente para manter a temperatura entre 2° e 8°C. Devem ser aplicados 5 ml da vacina por animal, pela via subcutânea (embaixo da pele) ou intramuscular (dentro do músculo), na tábua do pescoço do animal. Devem ser vacinados apenas bois, vacas, búfalos e búfalas, de acordo com as etapas dos meses de maio e novembro. O produtor deve informar corretamente a quantidade e idade dos animais vacinados na declaração de vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário