terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cerca de 88 mil eleitores deixam de votar no Acre; brancos e nulos chegam a 31 mil

Pouco mais de 418 mil eleitores foram às urnas no Acre votar nos cinco cargos disputados nas Eleições de 2014. Nenhum dos candidatos ao Governo do Estado alcançou o percentual de 50% mais um dos votos válidos nas urnas e, portanto, haverá segundo turno das Eleições no Estado para Governador, assim como para o cargo de Presidente em todo o país.
Durante todo o dia 11 substituições de urnas eletrônicas foram realizadas em razão de problemas técnicos, como defeito no teclado ou inconsistência na data ou horário exibidos no visor do equipamento.
O número de substituições é considerado relativamente baixo pelo Tribunal, que este ano utilizou 1.636 urnas eletrônicas em todo o Estado. A apuração de 100% da votação do primeiro turno foi finalizada às 22h19 deste domingo.
Para o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini, as Eleições foram realizadas de maneira tranquila, o que ele atribui ao planejamento realizado pelo Tribunal um ano antes da realização do pleito.
Sobre o atraso ocorrido na votação em Rio Branco, o presidente esclareceu que há diversos fatores que podem ter contribuído para a ocorrência, um deles é o fato de a capital ter utilizado o sistema biométrico pela primeira vez. Esse atraso também foi constatado em outras cidades brasileiras onde o sistema foi utilizado pela primeira vez.
“Foi uma experiência nova para o TRE, para o mesário e para o eleitor. Todos nós testamos pela primeira vez a biometria, e a partir de agora iremos avaliar o que deveremos fazer diferente nas próximas eleições para evitarmos esse atraso”, destacou.
Uma das alternativas propostas pela administração do órgão é limitar em 350 o número de eleitores por seção.
Abstenções, votos nulos e brancos
Em sessão realizada na tarde desta segunda-feira, 6, o vice-presidente do TRE-AC e corregedor regional eleitoral, desembargador Samoel Evangelista, apresentou o relatório do resultado da totalização das Eleições no Estado. A abstenção foi de 87.848 eleitores, que representa 17,32%. Os votos brancos foram 12.319, e os nulos chegaram a 31.640.
O relatório que informa oficialmente o resultado das Eleições ficará disponível no prazo de três dias para conferência por parte dos partidos, coligações e demais interessados. Caso haja algum pedido de impugnação de qualquer informação que consta no relatório, a parte interessada terá um prazo de dois dias para se manifestar formalmente.
Ascom TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário