domingo, 8 de novembro de 2015

GOVERNO FEDERAL RECONHECERÁ O ESTADO DE EMERGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MARIANA, O QUE PERMITIRÁ O SAQUE DO FGTS PELAS PESSOAS ATINGIDAS

A presidenta Dilma Rousseff lamentou, nesta sexta-feira (6), a notícia do rompimento das barragens de Fundão e Santarém, ocorrido nesta quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.
Pelas redes sociais, a presidenta prestou solidariedade às vítimas e familiares do acidente e enfatizou que é preciso apurar com rigor suas causas e responsabilidades.
Dilma destacou também que ligou ontem mesmo para o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, colocando o governo federal à disposição do estado. Ela lembrou que na manhã de hoje tanto o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, quanto o Secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira, estiveram na região atingida para avaliar os estragos e as necessidades da população.
A presidenta anunciou também que o governo federal reconhecerá o estado de emergência do município de Mariana, o que permitirá o saque do FGTS pelas pessoas atingidas. Ela aproveitou o espaço para saudar o espírito de solidariedade do povo brasileiro que tem prestado ajuda e enviado doações às vítimas.
Recebi c/ pesar a notícia do rompimento de barragem em MG, ocorrido ontem, q afetou profundamente o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Presto minha solidariedade às vítimas e a seus familiares. É preciso apurar c/ rigor as causas e responsabilidades do acidente. Saúdo o espírito de solidariedade do povo brasileiro, que tem enviado mantimentos e roupas aos desabrigados”, reconheceu a presidenta.
Apoio do governo
Com a liberação do FGTS, a população atingida poderá sacar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) o valor de até R$ 6,2 mil para as despesas imediatas.
Caixa Econômica Federal está presente na cidade mineira para auxiliar os desabrigados a obterem novos documentos. A Agência Nacional de Águas (ANA), por sua vez, acompanha de perto o abastecimento hídrico na região para avaliar a necessidade de alguma providência.

O governo federal tem apoiado o estado de Minas Gerais para a assistência das famílias desabrigadas e buscas na área. O Ministério da Integração Nacional e o Exército Brasileirotrabalham em parceria com Defesa Civil para realizar o apoio emergencial. A União também está apoiando a entrega de kits emergenciais à população atingida.
Informações: Blog do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário