sábado, 8 de fevereiro de 2014

MINISTRO DA JUSTIÇA EDUARDO CARDOZO VEM AO ACRE E MAIS DE 500 EQUIPAMENTOS DO PLANO DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS FRONTEIRAS (ENAFRON)

Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo entregou mais de 500 equipamentos. Ação faz parte do plano de Estratégia Nacional de Segurança Pública.
Em visita ao Acre, onde cumpre agenda nesta sexta-feira (7), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou da solenidade de entrega de equipamentos para intensificar o policiamento na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia. O evento ocorreu no Palácio Rio Branco, no centro da capital. A ação faz parte do plano de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON).
No total, foram entregues 18 caminhonetes, dois automóveis, uma van, duas motocicletas, 374 pistolas, 37 carabinas calibre 40, seis carretas para barcos e cinco barcos de alumínio. O investimento do Governo Federal é de mais de 5,1 milhões como parte dos convênios celebrados entre o Ministério da Justiça e o Acre em 2011 e 2013 no contexto do Plano Estratégico de Fronteiras.
"As fronteiras, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, são uma questão estratégica de atuação do Ministério da Justiça, portanto, nós temos atuado muito fortemente nas fronteiras seja com as forças próprias do ministério, seja com apoio dos estados”, fala.
Como exemplo, Cardozo citou o estado acreano. "O Acre é um exemplo disso. Nós temos uma parceria muito forte, temos uma situação de apoio incondicional do governador Tião Viana às ações do ministério e temos buscado, dentro das nossas possibilidades, dar ao Acre condições para que juntas, as tropas federais possam fiscalizar melhor as fronteiras para o bom serviço em todo o país", afirma.
SITUAÇÃO DOS IMIGRANTES NO ACRE
Na oportunidade, Cardozo falou sobre a situação dos imigrantes haitianos, em coletiva, também no Palácio Rio Branco. Ele reafirmou que a prioridade do Governo Federal é ampliar o número de emissões de vistos para haitianos, como forma de reduzir a permanência dos imigrantes no estado.
"É um esforço muito forte do Ministério das Relações Exteriores para ampliar o número de vistos. Se tem também uma série de situações e medidas que permitirão que em um curto espaço de tempo, diminua a permanência de haitianos na região do estado do Acre", explica.
O ministro disse que o diálogo com o governo do Acre em relação à situação desses imigrantes é feito constantemente. "Nós sempre estamos dialogando com o governador Tião Viana. Nestes últimos dias, nós tivemos uma reunião importante no Ministério da Justiça com a presença dele e uma série de medidas já está sendo tomadas. É evidente que o Governo Federal não pode deixar o governo do Acre desamparado em uma situação como essa”.
Cardozo ressaltou a possibilidade de formar um convênio de colaboração entre o governo do Acre e os demais ministérios. "O Acre que tem sido uma das portas preferenciais dos haitianos e tem que receber toda ajuda necessária do Governo Federal. A nossa ideia é firmar um convênio de colaboração com o governo do Acre, justamente para que vários ministérios atuem em colaboração no enfrentamento dessa questão", finaliza. 
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, FUNAI E ACRE

Ainda no Acre, o ministro José Cardozo assinou um termo de compromisso entre o Ministério da Justiça, o governo do Acre a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que vai legitimar que as entidades trabalhem em conjunto para atingir planos e metas voltados à proteção das comunidades indígenas, políticas indígenas e comunidades indígenas que moram em áreas fronteiriças.

Por g1ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário