domingo, 16 de fevereiro de 2014

JORDÃO: TFD FAZ VOO DE URGÊNCIA COM CRIANÇA INDÍGENA

Sob nuvens carregadas, decolou ás 16 horas da tarde do último sábado, um avião UTI com uma equipe de médicos do TFD no Ar, acompanhando uma criancinha indígena que estava internada no Hospital da Família de Jordão.
Adão Rodrigues Kaxinawá, de 11 meses está com Pneumonia grave, diarreia com desidratação, com piora progressiva do quadro clínico, (diminuição da Saturação de Oxigênio) apesar da medicação e suportes respiratórios. 
O programa Tratamento Fora de Domicilio - TFD é um programa que já salvou a vida de várias pessoas de Jordão quando se encontra em estado grave, através do Serviço de Urgência (AEROMÉDICO), que além dos profissionais dispõe de uma série de aparelhos para atendimentos de Urgência e Emergência.
•  Monitor de sinais vitais;
•  Desfibrilador / Cardioversor;
•  Respirador mecânico pneumático;
•  Incubadora neonatal;
•  Maca especial;
•   Oxigênio medicinal e ar comprimido; entre outros.
Geralmente, os pacientes são transportados em voos normais das empresas que fazem a linha Rio Branco – Jordão – Tarauacá/Tarauacá Jordão - Rio Branco.
Quando não coincide com esses dias de voos, o TFD através da empresa Brasil Saúde, mantém um avião com as condições necessárias para esses atendimentos, com um médico e um enfermeiro a bordo.
Recentemente ocorreu um caso bastante comentado em todo o Estado do Acre, quando ás 23:35 horas, um avião decolou da pista de Jordão com uma indígena grávida de gêmeos que se encontrava com uma gravidez de risco e foi salva ao chegar a Rio Branco por volta de 1 hora da manhã. Graças ao esforço do Médico Genilson Lopes e apoio incondicional da Prefeitura de Jordão.
Assim como neste caso da índia grávida, o caso de hoje também chamou a atenção dos moradores, pois não é a primeira vez que o TFD realiza este tipo de procedimento no Jordão.
Minha oração é que Deus, o todo poderoso e dono da vida, possa restaurar e salvar aquela criança assim como já fez com varias outras vidas que foram transferidas correndo risco de morte e voltaram sãs e salvas.
“PARABÉNS AOS MÉDICOS DE JORDÃO DOUTOR ELIELSON AGUIAR E MILENA SAMPAIO, AOS DEMAIS PROFISSIONAIS DO HOSPITAL DE JORDÃO, AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE INDÍGENAS, AO GOVERNO DO ESTADO EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE JORDÃO E OS PROFISSIONAIS QUE ACOMPANHARAM A CRIANÇA ATÉ RIO BRANCO!” – João Brás.


Com informações do Blog Jordão Agora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário