segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Governador Tião Viana visita áreas alagadas em Tarauacá e presta apoio ao prefeito e à população

O Governador Tião Viana embarcou com urgência a Tarauacá na manhã desta segunda-feira, 17, para prestar apoio ao município que está vivendo a maior cheia do Rio Tarauacá em sua história, com a última medição feia pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontando 11,94 metros. As famílias atingidas estão sendo removidas para a creche da cidade e o Corpo de Bombeiros informou que até o momento estão no abrigo 22 famílias, totalizando 166 pessoas.
O governo do Estado está mobilizando várias equipes das áreas de saúde, direitos humanos, assistência social e da Defesa Civil para atuar de forma conjunta com a prefeitura e amenizar os danos causados pela cheia. O apoio às comunidades isoladas e às aldeias será prestado pela equipe do helicóptero João Donato.

                 Governador Tião Viana, Prefeito Rodrigo Damasceno e Vereador Jesus Sérgio.
Tarauacá nunca havia registrado uma cheia tão grande de seu principal rio ainda em novembro. Nove bairros da cidade foram atingidos. Observando a situação de perto, o governador Tião Viana ressaltou que: “Estamos diante de um drama em Tarauacá. O governo presta toda a solidariedade e já estou comunicando a situação para que certamente a presidente Dilma também declare todo o apoio possível. Mais de quatro mil pessoas estão envolvidas nesta situação difícil que exige a força e solidariedade do município, governo e União. E nós vamos fazer isso”.
Os bairros mais afetados são Praia, Triângulo, Corcovado, Bairro Novo, Centro e Bairro das Flores. Esta é a sexta alagação deste ano em Tarauacá. Segundo a ANA, o rio tem oscilado muito, mas continua aumentando o nível de suas águas. No domingo a marca era de 12,75 m. A cota de transbordamento é de 9,50 m.

Representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual compõem a equipe que trabalha de forma conjunta com a prefeitura. Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá, conta que: “Desde o primeiro momento tivemos o apoio do governo do estado, que mandou uma equipe para nos ajudar, e agora o governador Tião Viana vem pessoalmente olhar a situação dramática em que está a nossa população. Estamos todos unidos para amenizar o sofrimento do povo da nossa cidade”.


O fornecimento de energia dos bairros atingidos foi interrompido e pela Eletrobras e as aulas nas escolas das redes estadual e municipal foram suspensas. Equipes da prefeitura e governo do estado não estão dando conta de atender todos os necessitados. Prefeito está pedindo reforço do exército, dos bombeiros de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, homens do Deracre que prestam serviço na BR 364 e voluntários. 
Já podemos dizer que estamos vivendo uma situação de calamidade pública com essa alagação que pode ser avaliada em três aspectos: primeiro a época atípica, segundo a rapidez com que os rios encheram e, terceiro, a intensidade das águas que já chegaram em locais inimagináveis aqui na cidade.
O Governador Tião Viana chegou em Tarauacá, por volta de 11 horas, para visitar os moradores atingidos pela enchente, prestar solidariedade ao povo e também reforçar o apoio ao governo municipal na assistência às vítimas da alagação. O Governador veio acompanhado de uma equipe de apoio que se juntará à defesa civil municipal, corpo de bombeiros, polícia militar e órgãos da prefeitura e governo do estado que já estavam atuando.
Faltam água potável, barcos, carros, alimentos, energia elétrica e pessoal de apoio no atendimento aos moradores atingidos pela enchente.  População se mobiliza de várias formas para arrecadar alimentos, colchões e roupas para doação às vítimas. Os rios não deram nenhum sinal de vazante até o momento desta postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário