terça-feira, 8 de outubro de 2013

BRASIL: Senado aprova mudança de fuso horário no Acre e parte do Amazonas

Projeto será encaminhado para a sanção da presidente Dilma Rousseff.  Região voltará a ter menos duas horas em relação ao horário de Brasília.

Governador Tião Viana, não quis comentar decisão.


O Senado Federal aprovou no final da tarde desta terça-feira (8) o projeto de lei que estabelece o horário do Acre e de parte do Amazonas em duas horas a menos que o de Brasília (DF). Atualmente, a diferença em relação à capital federal é de uma hora. A mudança compreende todo o estado do Acre e a parte do estado do Amazonas, localizada na região do município de Tabatinga. O projeto será encaminhado para a presidente Dilma Rousseff (PT), que poderá sancionar ou vetar.

Até o dia 23 de junho de 2008 o Acre e parte dos estados do Amazonas e Pará possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à Brasília que aumentava para três durante o horário de verão. A mudança ocorreu após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.

Procurado pelo G1, o governador informou através da assessoria, que preferia não se manifestar sobre a atual decisão do Senado por entender que o tema estaria em outra 'esfera' de debate. Já o Senador Sérgio Oliveira (PSD-AC), conhecido como Petecão, defensor da mudança, comemorou a decisão. "Não posso esconder que estou feliz, mas também não quero fazer desse debate uma luta de vencidos e vencedores. Acho que cumprimos uma decisão que foi tomada pela população. Não tinha outro resultado, o Parlamento jamais ia votar contra um referendo, apenas fizemos valer a vontade do povo do Acre", disse.

Polêmica
Desde o começo, o novo fuso horário causou polêmica e em 2010, três anos após a mudança, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário. Até 1913, o Brasil possuía apenas um único fuso horário, então houve a sanção da Lei 2.784, pelo presidente Hermes da Fonseca. A lei dividiu o território nacional em quatro fusos seguindo o Meridiano de Greenwich como referência. A presidente Dilma Rousseff poderá sancionar ou vetar o projeto. No entanto, 'Petecão' acredita que a decisão da presidente será favorável. "Até porque o projeto é de autoria do governo, não tem como não sancionar. Penso que ela sanciona em 30 dias, e até dezembro, nós vamos ter o nosso horário de volta", salienta.
Informações do Portal G1(Globo.com)

Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário