sábado, 31 de outubro de 2015

DEPASA: Deputados aprovam projeto que cria quadro efetivo de servidores do Depasa

Os deputados estaduais aprovaram na sessão desta quinta-feira (29) o Projeto de Lei nº 123 que “Altera a Lei n. 1.248, de 4 de dezembro de 1997, que Cria o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento – Depasa”. O projeto, que tem por objetivo implantar a estrutura organizacional da autarquia, obteve 17 votos favoráveis, 1 contra e 1 abstenção.
A matéria prevê a criação de 723 (setecentos e vinte e três) cargos efetivos com o respectivo quantitativo, vencimento e atribuições, condição fundamental para a abertura de um concurso público para provimento de cargos efetivos.
Ainda propõe a criação da Gratificação de Atividade de Saneamento, destinada apenas aos servidores lotados nas áreas de operação e manutenção do Sistema de Saneamento Básico do Depasa.
O deputado Gehlen Diniz (PP) votou contra a aprovação da matéria afirmando que as distribuições das gratificações não estão especificadas no projeto. “O projeto do Depasa pode até beneficiar algumas pessoas, mas acredito que essas gratificações podem ser distribuídas conforme o desejo do diretor daquela instituição. No texto não há nenhuma vinculação entre os salários pagos e as funções exercidas, ou seja, podem-se pagar bem mais a um encanador do que a um técnico”, justificou.
Para o relator da matéria, deputado Jenilson Leite (PCdoB), a gratificação será destinada aos servidores que executam os serviços da área operacional da empresa. “Esse tipo de bonificação já existe nas áreas de saúde e educação por exemplo. A bonificação será para aqueles trabalhadores que executam serviços na madrugada, são eles que vão resolver os problemas que surgirem após o expediente”, explicou.
Antes de a matéria ir ao plenário para apreciação dos deputados, foi debatida exaustivamente na Comissão Mista, composta pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a Comissão de Orçamento e Finanças (COF).
Mircléia Magalhães
Agência Aleac


Nenhum comentário:

Postar um comentário