segunda-feira, 2 de junho de 2014

JORDÃO: 1º FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO 2013-2016

A Prefeitura Municipal de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jordão e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no interior do Acre, coordenou na última sexta-feira (30), o Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Município Aprovado 2013-2016.
De acordo com a Articuladora do Selo, a Secretária Municipal de Assistência Social Cristina Sérgio: “o principal objetivo do Fórum é elaborar um Plano de Ação Municipal, a fim de promover mudanças reais e positivas na vida das crianças e adolescentes  do município de Jordão, melhorando os índices de desenvolvimento e erradicando de vez a violência contra os direitos de crianças e adolescentes”.
O evento foi realizado no saguão da Escola Estadual Jairo de Figueiredo Melo e com base de alimentação, para café da manhã e almoço na Escola Estadual Manoel Rodrigues de Farias, numa verdadeira união e parceria entre as escolas do município.
 Café e almoço servidos com o que há de melhor em nossa cidade.
O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016 reuniu mais de 355 pessoas de várias representatividades de órgãos governamentais, não governamentais e sociedade civil organizada.
Os alunos do ensino fundamental da Escola Jairo de Figueiredo Melo apresentaram a peça teatral "A Formiga e a Cigarra", externando a importância do trabalho em união para se alcançar os objetivos. Outro momento marcante foi a interpretação da música "Jordão - Tesouro do Juruá", uma melodia regional de autoria do professor Uéliton Freire.
De acordo com a Presidente do CMDCA, Missara Guimarães: “nosso foco principal é acabar com todas as situações de risco que nossas crianças e adolescentes enfrentam no seu dia a dia, criando mecanismos e projetos sociais de inclusão e erradicação das situações insalubres do cotidiano”.
 Grupos de estudos recebendo orientações dos componentes da Comissão Pró-Selo.
 

Vários grupos foram formados para discussão dos eixos. As propostas foram debatidas e pautadas no Plano de Ação, que deverá ser encaminhado ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Jordão busca o selo de aprovação, e para isso concorre com os municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Rodrigues Alves. O anúncio do município aprovado com o selo deverá ser divulgado oficialmente em 2016.

História do Selo UNICEF no Brasil

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais.
Em 2005, a iniciativa foi ampliada para todo o semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.

Em 2013, mais de 1.600 municípios do semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.

Os municípios inscritos são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes, e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam este grupo.

A UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do processo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.


Com informações do Blog Fala Jordão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário