domingo, 23 de março de 2014

JORDÃO: EM BUSCA DE MAIS EDUCAÇÃO

Jordão é um município brasileiro do estado do Acre. Devido a sua altitude registra temperaturas abaixo de 15 °C no inverno, a mais baixa temperatura registrada na cidade foi de 13,8 °C no dia 17 de agosto de 1975.  Sua população estimada em 2007 era de 6 059 habitantes. Sua área é de 5 429 km². Limita ao norte com o município deTarauacá, ao sul com o Peru, a leste com o município de Feijó e a oeste com o município de Marechal Thaumaturgo. O município tem a maior altitude (em sua sede) no estado do Acre, com 278 metros. O município tem o sétimo pior IDH do Brasil.
No interior do Acre, alguns municípios só são acessados por via aérea ou fluvial, sendo que alguns alunos aptos ao Enem não têm condições de arcarem com a custa de transporte. Em Jordão, por exemplo, para participarem do exame, os estudantes são obrigados a desembolsar em média, cada um, R$ 600,00 em passagem aérea ida e volta até Tarauacá, o local de provas mais próximo. Por barco, a viagem levaria até seis dias. Por isso, a deputada Perpétua Almeida luta pela ampliação dos municípios que aplicam as provas. 
A Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB) interviu nesta quinta-feira, em Brasília, para tentar garantir que as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no Acre também sejam aplicadas nos municípios de Santa Rosa do Purús, Jordão e Porto Walter na edição deste ano. A parlamentar acriana, que vem lutando há anos por esta causa, conseguiu recentemente importante vitória ao garantir a inclusão do município de Marechal Thaumaturgo na lista das cidades que aplicarão as provas. 
Na Indicação encaminhada ao Ministério da Educação, responsável pela realização das provas, Perpétua Almeida destacou que a democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais e, ao deixar de ir até os estudantes, isso pode ser visto como exclusão. “O Enem é comprovadamente um dos melhores e mais alicerçados programas de inclusão social porque dá condições estruturantes para que alunos de todo o Brasil possam ser aptos ao ensino superior”.
"É assim que esperamos que nossos parlamentares ajam, defendendo os interesses do Povo Acreano, sem olhar para o tamanho do município ou as bandeiras partidárias, sem preocupações com o tamanho do colégio eleitoral ou a quem você está beneficiando", Tom Sérgio.
A Secretária Municipal de Educação de Jordão, Meire Sérgio, em conversa com a Deputada Perpétua, enfatizou: “Devemos lutar cada vez mais por nossa população, visto à necessidade desta aplicação de provas em Jordão, tendo in loco que, quando o Governo “Banca” as passagens aéreas para Tarauacá, só os alunos do ensino médio é que são contemplados com o benefício, excluindo os demais habitantes. Cremos e lutamos por um governo de INCLUSÃO e abnegamos a EXCLUSÃO, seja de quem for”.
“Mais uma vez aguardamos que o Ministério da Educação se manifeste de forma a garantir um direito fundamental a todos os cidadãos – o direito a educação – dando reais possibilidades a todos, de forma igualitária de terem acesso ao ensino superior, que chegará por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM”, Tom Sérgio.

Com informações do Blog do Aciolly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário