domingo, 9 de março de 2014

ACRE: DEFESA CIVIL FAZ OPERAÇÃO PARA RETIRAR BALSEIROS DO RIO ACRE

Defesa Civil faz operação para a retirada de 'balseiros' no Rio Acre. Cerca de 50 homens estão fazendo o trabalho de retirada.Área está isolada durante a operação em Rio Branco.
Com o rápido aumento do nível do Rio Acre na madrugada deste domingo (9) o manancial apresentou grande quantidade de pedaços de árvores e outras vegetações, conhecidos na região acreana como 'balseiros'. A Defesa Civil Estadual, com o apoio de outros órgãos, faz uma operação para a retirada desse material. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 50 homens estão trabalhando nas atividades.
"Como tivemos uma enchente anterior, onde atingimos a cota de 15 metros, quando o rio baixou as árvores caíram. Com essa nova cheia, a vegetação está vindo e se acumulando no Rio Acre", explica o major Eudemir Bezerra, do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o major,  os 'balseiros' podem danificar a estrutura mecânica da ponte, porém com a operação, o controle é mantido através da retirada desses pedaços de madeira do rio. "Estamos acostumados com essa operação. É possível que venham mais balseiros, mas vamos ficar neste trabalho preventivo até concluir toda a atividade", ressalta.
O coronel Carlos Gundim, da Defesa Civil Estadual,  descartou a interdição da ponte Juscelino Kubistchek, mais conhecida como Ponte Metálica. Gundim afirma que com a operação sob controle não será necessário bloquear o tráfego naquela área.
"As ações estão sendo desenvolvidas. É uma operação muito delicada porque se o cabo de aço, usado para puxar os balseiros, se rompe pode causar algum acidente. Por isso isolamos a área para ninguém ficar próximo e com isso acabar se machucando. Mas não há a necessidade de interditamos a área já que a operação está sendo desenvolvida", destaca.
O Rio Acre este ano já ultrapassou a maior cota registrada em 2013 que foi de 15,33m. Ao meio dia, o rio atingiu 15,72m, totalizando 330 famílias alojadas no abrigo do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Fonte: g1.com
Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário