quinta-feira, 24 de março de 2016

EM CRUZEIRO DO SUL, JESUS SÉRGIO VISITA APENADAS TARAUACAENSES E ANUNCIA ENCAMINHAMENTOS PARA LOCAÇÃO DE ESPAÇO EM TARAUACÁ




 
O deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) esteve visitando as mulheres que cumprem medida na Penitenciária Feminina, Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira (18). O parlamentar esteve acompanhado da vereadora Janaína Furtado, da Rede sustentabilidade.

Segundo Jesus Sérgio (PDT) atualmente 40 mulheres estão no presídio feminino e dessas, 24 são de Tarauacá. Como não há uma unidade prisional feminina no município, elas cumprem pena em Cruzeiro do Sul, sendo que algumas já foram sentenciadas e outras são presas provisórias. A maioria delas responde por envolvimento com o tráfico de drogas.

Ambos os parlamentares foram recepcionados pelo diretor do presídio, Clinger Magalhães. Ao visitarem as celas, os parlamentares puderam ouvir os reclames e necessidades das presidiárias, que reforçaram o pedido de ajuda para que possam cumprir suas penas em Tarauacá.
Ao conversar com as apenadas, Jesus Sérgio destacou que "a luta não é fácil, porém não é impossível". Ele explicou as mulheres que já conversou com a direção do IAPEN e que ações já estão em curso.
“Nesse momento já estamos a procura de um prédio para locar, fazer as adaptações necessárias para receber vocês. A Janaína em Tarauacá e eu em Rio Branco não vamos parar essa luta até conseguirmos nosso objetivo. Aproveitem esse tempo em que estão ai dentro e façam uma reflexão sobre o que fizeram, pensem nas suas famílias e tentem mudar seus pensamentos. Contem com a gente".

Para realizar as visitas, os familiares precisam se deslocar de Tarauacá um dia antes, dormir em um hotel ou em um prédio (tipo garagem) localizado nas proximidades da unidade. A visita acontece nos dias de quarta-feira e domingo, mas, para chegar a tempo, os familiares precisam locar um táxi ou comprar passagem de ônibus. Outro problema refere-se a realização de audiências, realizadas no Fórum de Tarauacá, obrigando com que as detentas sejam transportadas no “camburão” do IAPEN, por cerca de 500 quilômetros (ida e volta).

ENTENDA O CASO
Há dois anos a vereadora Janaína Furtado vem se reunindo com familiares das presidiárias na luta para instalação de uma unidade prisional feminina em Tarauacá. Em 2016, a luta ganhou o reforço do deputado estadual Jesus Sérgio, que se sensibilizou com a situação famílias das presas e está empenhado na causa.

No ano de 2015, a pedido do promotor Luís Henrique Rolin, o juiz Guilherme Aparecido Fraga, determinou que o Governo Estadual instalasse uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá, num prazo de 180 dias, para que as presas pudessem cumprir suas penas perto dos filhos e dos demais familiares como manda a legislação.

As informações e fotos são da Assessoria da Vereadora Janaína Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário