sábado, 23 de novembro de 2013

JORDÃO: Floresta Digital intensifica serviços de manutenção e assistência aos usuários

O programa Floresta Digital, coordenado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Secretaria de Planejamento (Seplan), acaba de receber o prêmio "A Rede", de prestação de serviços à comunidade, e está intensificando sua atuação nos serviços de manutenção e atendimento ao usuário.
Promover a inclusão digital e a cidadania, facilitando o acesso à informação, é um dos compromissos do programa, oferecido pelo governo do Acre, que leva internet gratuita a milhares de pessoas.

Para o sinal chegar com qualidade à residência do usuário, equipes do programa realizam diariamente serviços de assistência. Todas as ações visam melhorar a qualidade do sinal que chega ao cidadão.
Assim, a DTIC estabelece um canal de comunicação entre usuário e suporte técnico. Nele, o usuário liga na central e relata o problema apresentado, como, por exemplo, a falta de conexão. A partir desse contato é agendada uma visita à residência do usuário e a equipe verifica o problema. Identificado, um técnico realiza o serviço de reparo na antena, como a melhor posição para captação do sinal e troca de equipamentos.
A equipe também realiza a montagem e instalação das antenas nas residências daqueles que estão aderindo ao programa.
No âmbito social, o serviço de assistência e manutenção ajuda pessoas como a aposentada Francisca Alves de Araújo, 63 anos, moradora do Belo Jardim II. "Quando acontece qualquer problema na minha conexão, entro em contato com o suporte, eles vêm até minha casa e fazem a manutenção do meu equipamento. É muito bom, pois configuram minha antena e não preciso pagar nada. Se não fosse eles, eu ia ficar sem o acesso", afirma a aposentada.
Cartilha do usuário ensina como montar e instalar antena
Para orientar o usuário a montar sua antena corretamente, o Floresta Digital lançou a cartilha ilustrada "Como montar e instalar sua antena". A distribuição é gratuita e pode ser adquirida em todos os telecentros (veja locais abaixo). Além da versão impressa, é oferecida também a versão digital. Para baixar, acesse www.florestadigital.ac.gov.br.
O Floresta nos municípios
O serviço técnico do programa Floresta Digital vem se expandindo e alcançando locais mais distantes, como o Jordão, a mais de 450 quilômetros da capital. Para chegar à cidade, só de barco ou avião e o Floresta é o único meio de acesso à internet. Atualmente o Floresta está disponível em 18 munícipios do estado, mas deverá chegar a todos. A preparação para implementar o serviço nos demais municípios vem sendo feita.
Tom Sérgio, do Blog Jordão em Foco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário